No original de estúdio, Kamasi Washington leva os seus saxofones intemporais a mergulharem no nevoeiro yorubá do caldeirão de sons de várias latitudes de “Deathless”, apenas uma das várias entradas de Ash – o último registo de estúdio das Ibeyi – que abrem uma passagem ritualística para os mundos paralelos que a música das franco-cubanas costumam conseguir proporcionar.

Sem a lenda do jazz por perto mas muito bem acompanhadas por um coro de vários elementos, as sacerdotisas Lisa-Kaindé Diaz e Naomi Diaz comandaram o seu cerimonial místico habitual e levaram um pouco da multiplicitude de influências étnicas da música que deitaram já em dois álbuns – o homónimo de 2015 e Ash de 2017 -, ao palco do The Late Show With Stephen Colbert. Uma experiência espiritual quase quase trancendental

As Ibeyi têm bilhete de avião reservado para o NOS Primavera Sound, que decorre entre os dias 7 e 9 de Junho no Parque da Cidade, no Porto, e integraram a nossa lista de 10 nomes, extraídos do cartaz do Primavera Sound, de Barcelona, que gostaríamos de ver actuar em Portugal. Preces ouvidas, let’s go. Vídeo para ver em cima.

Lê tambémNOS Primavera Sound: 10 nomes que gostaríamos de ver por cá