Já se sabia que 2016 era o ano que assinalava o regresso do projecto francês M83 – encabeçado por Anthony Gonzalez – aos discos e hoje foram dadas a conhecer as primeiras informações sobre o mesmo, assim como um novo single. Junk será lançado a 8 de abril, após um espaço de tempo de cinco anos que o separa de Hurry Up, We’re Dreaming. Este álbum irá contar com a presença de ilustres convidados, dos quais se destacam Beck ou Susanne Sundfør.

Na press release que sucedeu ao anúncio do disco, Anthony Gonzalez informou que “queria revelar diferentes facetas sua neste álbum. “Quero regressar com algo mais íntimo mas, ao mesmo tempo, com menos de mim!”. Relativamente ao nome do disco – que em bom português, traduz-se para a palavra que não só qualifica mas como também é o apelido de um certo candidato à Casa Branca – Gonzalez comentou que “qualquer coisa que seja criada nos dias de hoje vai tornar-se em lixo no espaço eventualmente, e considero-o algo fascinante e assustador ao mesmo tempo. Tenho esta imagem de pedaços da humanidade a flutuar pelo espaço, perdidos para sempre. Isto significa que, nos dias de hoje, tudo acontece muito depressa e as pessoas deitam a arte fora de algum modo; ouve-se um álbum, escolhe-se um tema para uma playlist e acaba aí. Não vão perder tempo a ler um álbum novamente quando há tanta coisa nova por aí.”

Ouça aqui o primeiro single dado a conhecer de Junk, “Do It, Try It” que, seguramente, irá constar do reportório da banda a ser apresentado no concerto de dia 9 de julho no NOS Alive.