Sentem-se aqui, que o tio Mark vai contar uma história…

Tal poderia bem ocorrer daqui a uns anos, em frente a uma qualquer lareira com vista para o Douro, numa idílica encosta do Porto. Seria com certeza do agrado de Mark Kozelek, homem-cabeça por trás dos Red House Painters e Sun Kil Moon, que confessa novamente o seu amor pela Invicta num novo EP. Night Talks é o mais recente trabalho de Kozelek em nome próprio e conta com uma versão de “Famous Blue Raincoat”, do eterno Leonard Cohen aqui gravada ao vivo, assim como uma colaboração com a cantautora Kath Bloom numa canção de sua autoria.

Mais relevante aqui para o nosso cantinho será a rendição acústica de “I Love Portugal”, tema lançado originalmente pelos Sun Kil Moon no último disco já desde ano onde – entre outras coisas -, são celebrados os brandos costumes da nossa gente, o Caldo Verde (que deu nome à editora de Mark) em contraste com os EUA, onde não se verificam problemas como o controlo de armas de fogo ou ter um “huge fuckin’ asshole” como presidente.

O EP segue nos passos ainda quentes de Common As Light and Love Are Red Valleys Of Blood, o longa-duração (mesmo longa, para lá das duas horas) editado no final de fevereiro mas, tal como uma conversa íntima de fim de noite, os arranjos aqui apresentam-se minimalistas, com Kozelek acompanhado apenas de uma guitarra acústica durante a maior parte do tempo, enquanto refina o método de contador de histórias em descarga de consciência.

Tal como nos tem vindo a habituar, Mark divaga por temas variados, muitas vezes numa só canção, contrapondo observações impressionistas do quotidiano com crítica socio-política. Nem sempre temos tempo para quem tem muito a dizer, mas quem o faz desta forma merece toda a nossa atenção. O CD de Night Talks será enviado de forma gratuita a quem fizer uma encomenda na Caldo Verde Records a partir de 1 de abril. Podem também ouvi-lo aqui.