Diziamos nós há uns dias que andava a faltar umas versões para “Isolation” dos Joy Division nesta altura de pandemia e de distanciamento social, aquando do lançamento do vídeo de Lee Ranaldo para a sua versão do tema com o mesmo nome de John Lennon e da cover dos Two Door Cinema Club também para a música do ex-Beatle. Cá está ela, a diferença está no foco da cover.

Mark Lanegan entra na sala de ensaios dos Cold Cave de Wes Eisold e mandam-se a uma versão – heresias à parte – quase tão poderosa como o original da banda de Manchester e uma das mais fieis que já ouvimos por aqui. A colaboração entre os Cave e Lanegan fez parte de um livestream especial de tributo a Ian Curtis e aos Joy Division, que aconteceu ontem, no 40º aniversário da morte de Curtis.

Além desta cover, o especial contou com a presença de Bernard Sumner e Stephen Morris dos Joy, Brandon Flowers dos The Killers, Låpsley, Kodaline, entre muitos outros. Moving Through The Silence. Celebrating the Life and Legacy of Ian Curtis é feito de entrevistas, testemunhos e, música, muita música. Ao longo da transmissão, foi decorrendo uma angariação de fundos para a Manchester Mind, associação de apoio a pessoas com problemas de saúde mental.  Para ver na íntegra depois do vídeo do encontro entre os Cold Cave e Mark Lanegan.