Uma união realmente britânica de forças e génios. Os escoceses Mogwai, que andam muito quietos em relação a um novo disco de originais – o último é Every Country’s Sun de 2017 e lançaram a banda-sonora para Kin no ano seguinte – colocam-se por dentro de um dos temas do disco do ano passado dos Snow Ghosts, A Quiet Ritual. Um álbum absolutamente impressionante que descrevíamos nós como complexo, vanguardista, apocalíptico, incómodo e sublime.

A banda de Bath entregou nas mãos dos rapazes de Glasgow, um dos temas que foi single de A Quiet Ritual, “Heavy Heart”, para uma remistura que se torna uma espécie de espelho mais cristalino e gasoso mantendo a mesma a espessa camada de ruína e desolação.

Os Snow Ghosts falam assim sobre a colaboração:

Mogwai have been one of the greatest bands in the world for 25 years so it’s hard to put into words how it feels to have them remix our work. All of us are long-serving listeners so it goes without saying that their music has shaped our own musical output over those years.

A remistura de “Heavy Heart” faz parte de Real World Sessions, um novo EP, onde se aloja ali ao lado da sua própria versão ao vivo. “Ribcage”, “Spinners” são os outros dois temas também em gravação ao vivo numa sessão conduzida pelo compositor Toby Young que adaptou os três originais do último trabalho dos Ghosts para um trio de cordas.

O álbum dos ingleses foi um dos nossos 270 discos de 2019 que devias ter ouvido e não ouviste… ou ouviste?, considerado um dos melhores 15 do ano e se ainda não ouviste devias mesmo.