Já lá vão quase seis anos desde que os islandeses Múm não se voltam a encontrar naquela dimensão paralela onde só eles vivem e que parece ser alimentada por um animus muito particular à sua terra natal. Smilewound era então editado pela mágica Morr Music, a mesma label que em 2005 reeditava o disco de estreia de 2000, Yesterday Was Dramatic – Today Is OK. Seria imperdoável esta ausência se desde aí não se tivessem desenvolvido os trabalhos a solo de Ólöf Arnalds, Gyða Valtýsdóttir e Hildur Guðnadóttir… cada um mais sublime que o outro.

E é Yesterday Was Dramatic – Today Is OK, que os traz de volta aos olhares do público com uma nova reedição e novamente pela Morr. O disco faz vinte anos este próximo Dezembro e as electrónicas disfarçadas de folk liluputiano – ou o folk manipulado laboratorialmente por crianças de fora do planeta, depende mesmo do ponto de vista de quem saboreia as composições da banda –  ganham novamente um novo corpo.

A reedição sai em formato de triplo LP e conta com o alinhamento original remasterizado bem como com temas retrabalhados por elementos externos ao universo dos Múm. A primeira amostra vem pela mão dos Kronos Quartet que se alia ao islandeses em “Smell Memory”. Alguns dos outros nomes que vão contribuir para a festa de anos de Today Is Ok são Sóley, Hauschka e µ-Ziq. A data de lançamento? O dia 30 de Agosto.