Passaram-se cinco anos desde que Neko Case fez a sua incursão pelos registos de estúdio – The Worse Things Get, the Harder I Fight, the Harder I Fight, the More I Love You, o sexto álbum da sua discografia foi editado em 2013 -, mas nem por isso a norte-americana deixou de contribuir para os alfarrábios que ficarão para a história do cancioneiro de veia mais alternativa com outros projectos.

case/lang/veirs imortalizou em 2016 em disco, uma colaboração inédita de Neko Case com k.d. lang e Laura Veirs – que regressa também este ano aos discos e já tem novos monumentos folk para serem apreciados, inclusive com Sufjan Stevens no tema “Watch Fire” -, e participou também em dois discos dos The New Pornographers, colectivo canadiano que integra intermitentemente Dan Bejar dos Destroyer, com Brill Bruisers, em 2014 e Whiteout Conditions, em 2017.

Neko Case faz em 2018 o seu regresso aos temas originais em nome individual, que já se sabe ficarão alinhados num álbum que levará o título Hell-On e tem já lançamento agendado para o 1 de Junho pela mão da ANTI-. Em antecipação ao seu sétimo registo de estúdio, a norte-americana lança o tema-título “Hell-On”, um tema de tons retro valsantes que baloiçam na sua voz suave sem descurar o lado folkster de Case. O disco conta com colaborações com Beth Ditto, Mark Lanegan, k.d. Lang, AC Newman, Eric
Bachmann, Kelly Hogan, Doug Gillard, Laura Veirs, Joey Burns, entre outros. Neko andará este ano em digressão pelos Estados Unidos com Ray LaMontagne.

Hell-On
01. Hell-On
02. Last Lion Of Albion
03. Halls of Sarah
04. Bad Luck
05. Curse of the I-5 Corridor
06. Gumball Blue
07. Dirty Diamond
08. Oracle Of The Maritime
09. Winnie
10. Sleep All Summer
11. My Uncle’s Navy
12. Pitch Or Honey