Desde há largos anos que o trabalho de Nick Cave no campo da escrita de partituras originais para cinema e teatro se reveste de uma relevância tão pertinente e essencial no contexto da sua obra como qualquer um dos discos na sua casa-mãe ao lado dos Bad Seeds. Seja na companhia de Warren Ellis, Blixa Bargeld ou Mick Harvey –  todos eles sementes presentes ou passadas mas de inapagável papel na obra de Nick Cave & The Bad Seeds –, ou na companhia apenas da sua pena e piano, Cave tem vindo desde 2005 a somar compulsivamente bandas sonoras.

Mais uma vez, e depois de em 2016, Nick Cave e Ellis terem assinado a música do documentário da National Geographic, Mars, e do nomeado para os Óscares, Hell Or High Water, a dupla revela o primeiro tema retirado de War Machine, um filme de guerra de dialéctica absurda da Netflix. Um filme assumido pelo seu realizador David Michôd como uma película anti-establishment inspirada no livro do jornalista Michael Hastings, The Operators: The Wild & Terrifying Inside Story of America’s War in Afghanistan. Michael Hastings faleceu em 2013 num misterioso acidente de viação um dia depois de ter revelado estar a ser investigado pelo FBI, e preparando-se para lançar uma reportagem sobre John O. Brennan, na altura director da CIA. Uma personagem enigmática que passou pelo Buzzfeed, pela Rolling Stone e pela Newsweek e que deixou uma série de livros editados.

Lê também: A “Comancheria” de Nick Cave e Warren Ellis em imagens

Ellis e Cave disseram já que este é o seu trabalho preferido no que toca a trilhas sonoras.

Together we made a score that was both light and dark, propulsive and meditative at the same time.  We developed a kind of ‘spiritual electronics’ that captured both the melancholy and the terrible absurdity of the Afghan war. It was a great pleasure to work with David Michôd, who is not only an extraordinary filmmaker but a musician too.

O filme estreia a 26 de Maio e é protagonizado por Brad Pitt no papel de um general. O disco, para além dos originais de Nick Cave e Warren Ellis, conta também com temas dos Rachel’s e de Roedelius e sai pela Lakeshore & Invada Records a 07 de Julho, tendo uma edição em vinil editada em Agosto. Por agora, está disponível apenas digitalmente.

Esta é “Be Lovely”, e podem conferir o alinhamento e o trailer do filme em baixo também.

 

War Machine Soundtrack:

01. Ah America – Nick Cave & Warren Ellis
02. Humble Man – Nick Cave & Warren Ellis
03. The Bubble – Nick Cave & Warren Ellis
04. The Civilian Executive – Nick Cave & Warren Ellis
05. In Liebe Dein – Roedelius
06. Badi Basim – Nick Cave & Warren Ellis
07. Kamee – Roedelius
08. The Moon Landing – Nick Cave & Warren Ellis
09. Our Noise – Nick Cave & Warren Ellis
10. Fabelwein – Roedelius
11. Jeanie – Nick Cave & Warren Ellis
12. NY Snow Globe – Rachel’s
13. Thousands of Parades, All Over America – Nick Cave & Warren Ellis
14. Marjah – Nick Cave & Warren Ellis
15. Staunen im Fjord – Roedelius
16. The Hand Of Helping – Nick Cave & Warren Ellis
17. Be Lovely – Nick Cave & Warren Ellis
18. A Page In The History Books – Nick Cave & Warren Ellis
19. War Machine – Nick Cave & Warren Ellis