Com a chegada de um novo inquilino prevista para 2018, a casa dos Calexico abre agora as portas para o segundo tema retirado do próximo álbum, depois de ter dado guarida a “End Of The World With You“, o single de estreia revelado em meados de Outubro.

The Thread That Keeps Us será o nono registo de estúdio da carreira dos rapazes do Arizona e aquele que reaproxima a distância das paisagens cobertas de pó e sóis tórridos do midwest que os Calexico tão bem desenham com os ritmos quentes e exóticos a puxar para a raia mexicana e as guitarras tão típicas do legado ‘americana’.

Letrado em vários postais retro de diversos rostos em que horizontes largos e céus de nuvens viajantes vão dando lugar a mares soleados de fim de tarde e diners semi-vazios e florestas densas, “Voices In The Field” devolve os Calexico ao imaginário do oeste das pepitas de ouro e cactos solitários – embora a atmosfera seja mais densa, mais soturna, menos festiva do que no passado -, que tinham deixado para trás no college rock do tema anterior.

“Voices In The Field” faz-se de histórias e poemas, enquanto destila parte substancial das esferas tonais do blues tuareg de Bombino reconvertidas para o universo do continente americano, como confessa o vocalista e guitarrista Joey Burns:

In the age of the extremes, when walls attempt stifling words, this song is inspired by the poems on postcards from those uprooted by war and oppression. It’s a song to remind us to open up our hearts and hear other voices sing their stories. I was listening to Mavis Staples, Bombino, Joe Strummer and Bob Dylan.

The Thread That Keeps Us é editado a 26 de Janeiro pela City Slang e sucede a Edge Of The Sun de 2015.

Lê também: Calexico regressam com “End Of The World With You” e anunciam disco novo