Capitão Fausto Alive15
Capitão Fausto Alive15

O regresso em grande dos Capitão Fausto

Foi com Gazela, em 2011, que os Capitão Fausto começaram a dar nas vistas e a sobressair na cena indie-rock portuguesa; apresentavam um som fresco, repleto de guitarras e sintetizadores, com uma lírica simples e canções de fácil memorização. Ah, e todas em português. Rapidamente, começaram a dar concertos por salas de norte a sul do país e, para além de amadurecerem como banda durante esse tempo, ganharam uma enorme legião de fãs que até hoje se faz sentir.

Já em 2014, Pesar o Sol veio justificar o porquê do burburinho que rondava os alfacinhas. Para além de ter sido eleito como o melhor álbum nacional desse ano por diversas publicações, a opinião sobre o mesmo era consensual: o quinteto expandiu fortemente os seus horizontes, produzindo um álbum sólido e revolucionário q.b. A banda pegou em influências tanto actuais como do passado, indo desde Tame Impala, The Doors até ao nosso José Cid, para criar um disco sem precedentes em Portugal, elevando a fasquia para o próximo que viesse.

E esse próximo já está quase à vista. Até ontem, pouco ou nada se sabia sobre o terceiro trabalho dos Capitão Fausto mas, por volta da hora de jantar, os Fausto surpreenderam-nos com a primeira amostra do então chamado Capitão Fausto têm os Dias Contados, “Amanhã Tou Melhor”. Apesar dos seus projectos paralelos Modernos, BISPO e El Salvador, este single demonstra que a personalidade da banda se mantém intacta. A lírica tipicamente “faustiana” está cá presente embora no tom um pouco mais cabisbaixo do que nos têm habituado; “Amanhã ‘tou melhor mas ontem tive na m*rda, sem emenda, para variar” comprava-o. Por outro lado, há um sentimento de esperança que paira sobre o mesmo e nota-se nítido a partir da segunda metade da música, fazendo-se acompanhar por violinos e sopros, algo novo no território da banda.

Ainda sem data de lançamento agendada – a banda promete que está para breve – mas já concluído, podemos aguardar novidades para breve assim como novas malhas como esta. Dia 28 de Maio, a banda sobe actua no Palco Vodafone do Rock in Rio Lisboa mas, sendo uma presença constante em festivais portugueses, seguramente não faltará muito tempo até serem anunciados para outros palcos. 2016 promete marcar um regresso em grande para os Capitão Fausto.