Antecipando a edição do álbum novo, Light Information, com edição marcada para 8 de Setembro, Chad VanGaalen disponibiliza a nova canção “Pine and Clover”, apresentada com um vídeo realizado pelo próprio VanGaalen, dando assim continuidade ao trabalho que já havia feito para outras canções suas, mas também para outros artistas como Shabazz Palaces, Strand of Oaks, Tanya Tagaq, METZ, Dan Deacon e The Head and the Heart. No vídeo, em articulação com a canção, retrata-se um ser transmorfo (shapeshifter) que assume a forma dos seres que lhe estão mais próximos; incapaz de criar memórias, não consegue recuperar as formas que tinha anteriormente e está, assim, condenado a nascer milhares de vezes – she’s born a million times over.

Recorrendo a técnicas mistas que incluem o desenho em película, a stop motion e a animação digital 2D, o vídeo de VanGaalen cria uma narrativa fluída e divertida que acompanha as variações rítmicas de uma canção que é, apesar de um tom negro, descontraída o suficiente para fazer sorrir. A folk que caracteriza o seu estilo esconde-se aqui sob as manipulações sonoras que aproximam o tema do psicadelismo que é evocado no vídeo, mas a estrutura clássica mantém-se lá, sólida como sempre. Acerca do vídeo, e da sua criação artística, VanGaalen diz:

The style and economy of the animation is governed by my ability to sit in a chair and draw for as long as I possibly can without being distracted by my beautiful vegetable garden. Because of the garden and its beauty, I have been inspired to make most of the environments similar to what I see in the garden, so needless to say there is a lot of lettuce.

“Pine and Clove” é o segundo tema retirado de Light Information, depois de “Old Heads” editada no passado mês de Junho. VanGaalen já anunciou as datas da tournée de promoção do álbum, com concertos na Europa, na segunda quinzena de Outubro, seguindo-se datas na América do Norte, em Novembro.