Se David Byrne resolvesse pedir um teste de paternidade aos Parquet Courts depois de ouvir o novo single que a banda dos irmãos Savage acabou de lançar, surpreendentes seriam certamente as revelações sobre as origens e a relação de parentesco do quarteto nova-iorquino com o ex-vocalista dos Talking Heads.

“Wide Awake” vem dar continuidade ao processo de revelação daquilo que virá a ser Wide Awake! – o próximo disco dos Courts que leva data marcada de edição para 18 de Maio pela Rough Trade -, e vem sublinhar, enquanto canção ímpar e fresca, em termos de sonoridade na carreira da banda, o mesmo objectivo revelado, em Fevereiro, por alturas do lançamento de “Almost Had To Start A Fight / In And Out Of Patience”, o primeiro single e vídeo dos Parquet Courts. A. Savage quer mesmo que a América dance enquanto grita por uma mudança, e vai inventando uma revolução de mentalidade social e política. Nada melhor que injectar uma tremenda dose de funk no novo single e depois meter os pés a caminho de New Orleans, para o Mardi Gras.

Ah!?! Calma que ainda não tínhamos chegado lá. O novo vídeo dos Parquet Courts foi inteiramente gravado na capital do voodoo e do jazz norte-americano durante a mítica celebração. E como o que acontece em Nova Orleães não fica em Nova Orleães, há um registo visual do que eles andaram por lá a aprontar. A responsabilidade é atribuída a Brother Willis, o realizador de “Wide Awake” que se confessa assim:

I was very intrigued by the band’s idea to spend a few days filming all around New Orleans during Mardi Gras. Probably should’ve thought twice about it, but we all came out the other side changed people and with a video (or more?) in our collective pocket. You’ll never guess what happens next …

Exacto, o segundo vídeo para Wide Awake! acaba com um To Be Continued

Lê também: Parquet Courts regressam aos discos com “Almost Had To Start A Fight / In And Out Of Patience”