Quantos de vocês consideram o Kevin Shields dos My Bloody Valentine um Deus?! A Creation Records vai mais longe e diz que ele é o filho do Senhor. Não, não foram convertidos em editora de rock cristão, mas lançaram um poster de Boas Festas nas suas redes sociais em que Shields veste o papel de Jesus Cristo encarregue de trazer boas novas.

E mesmo sem deixar grandes certezas, Kevin e a Creation revelam que 2018 será um ano em que se pode esperar novidades de alguns do nomes maiores que militam nas fileiras da mítica editora inglesa e que auguram desde já um ano de ouro. No poster surgem os nomes de My Bloody Valentine, Swervedriver, Slowdive, Felt, Ride, Teenage Fanclub, House Of Love, Liam Gallagher, Noel Gallagher, Jesus And Mary Chain e mais uma série de nomes, rematada pelo sempre apelativo more to come…

Uma das referências mais fáceis de detectar será a da Creation Stories (The Movie). Irvine Welsh, o criador de Trainspotting, tem vindo a desenvolver um guião baseado na biografia do pai da editora, Alan McGee, chamada The Creation Records Story: Riots, Raves and Running a Label. Se as evidências se concretizarem, este é o ano em que o argumento passa em definitivo para as telas.

No que toca a música, sabia-se já que os My Bloody Valentine estão de volta aos discos, tal como foi desvendado em Setembro passado aquando da revelação dos primeiros nomes para o festival Norður og Niður organizado pelos Sigur Rós e que decorre em Reykjavik entre amanhã e dia 30 de Dezembro. Irmãos de armas e delays dos MBV, os Swervedriver estão também em processo de mandar cá para fora o sucessor de I Wasn’t Born To Loose You, disco de 2015 que interrompia um silêncio de 17 anos. A banda tem uma campanha de financiamento na Pledge Music onde está disponível inclusive uma actuação em privado para compra pela quantia simpática de 10.000€.

Sabe-se também que os Primal Scream estão em tour ainda com Chaosmosis, de 2016, e que passam por São Paulo, a 28 de Fevereiro, pelo Tropical Butantã. É também já do domínio público que os Slowdive vão celebrar os 40 anos dos The Cure, em Hyde Park, com os Interpol, Editors e Ride, entre outros, e que continuam a tour de promoção ao disco homónimo deste ano. Os Jesus And Mary Chain passam por Lisboa e Porto para espalhar as sonoridades de Damage And Joy, enquanto os irmãos Gallagher têm ambos discos novos – Liam lançou As You Were a 06 de Outubro e Noel Gallagher, Who Built the Moon?, pouco mais de um mês depois. Por último, os Teenage Fanclub tocam ainda o disco de 2016 mundo afora, enquanto os Ride ainda escrevem ao vivo o seu novo The Weather Diaries, editado em Junho.

Portanto de tudo um pouco se pode esperar. Novos vídeos, novos discos, nova música, reedições e tours?  Ficamos a aguardar que os cofres da Creation se abram. E venham de lá essas novidades.

Happy Sonic Holidays from Creation Records

Happy Sonic Holidays from Creation Records