Não são assim tão comuns as vezes em que se pode dizer que o último álbum de uma banda foi o primeiro. Ainda mais quando estamos a falar de uma que celebra este ano a sua primeira década. Os Protomartyr lançaram no ano passado o disco de estreia, No Passion All Technique, numa nova reedição do disco de 2011 que estava esgotado e descatalogado desde então.

Pouco mais de um ano depois, os Protomartyr lançam então aquele que será o sucessor oficial de Relatives in Descent de 2017, o realmente último longa-duração de originais do quarteto de Detroit. O novo disco vai-se chamar Ultimate Success Today e sai a 29 de Maio pela Domino Recording Co..

O single de apresentação é “Processed By The Boys”, tema que chega já com atributos visuais num vídeo realizado por David Allen e Nathan Faustyn. O vídeo é uma adaptação de um acontecimento real num programa da televisão brasileira onde um dos assistentes perde a cabeça com um boneco do programa… depois? Depois é o caos total. Ambos os vídeos para ver em baixo.

Ana Da Silva, a portuguesa líder dos The Raincoats, já teve o privilégio de ouvir o quinto longa-duração dos Protomartyr e traduziu o novo trabalho da banda com as seguintes palavras:

There is darkness in the poetry of Ultimate Success Today. The theme of things ending, above all human
existence, is present and reminiscent of Cormac McCarthy’s The Road. Our world has reached a point
that makes us afraid: fires, floods, earthquakes, hunger, war, intolerance… There are cries of despair. Is
there hope? Greed is the sickness that puts life in danger.

Já o vocalista, Joe Casey, reflecte da seguinte forma sobre o novo disco:

The re-release of our first album had me thinking about the passage of time and its ultimate conclusion. Listening to No Passion All Technique again, I could hear myself hoping for an introduction and a long future, but also being cognizant that it could be ‘one and done’ for us. So, when it came time to write Ultimate Success Today, I was reminded of that first urgency and how it was an inverse of my current grapple with how terribly ill I’ve been feeling lately. Was that sick feeling colouring how I felt about the state of the world or was it the other way around?

Depois dos vídeos o alinhamento completo de Ultimate Success Today e o artwork com link para a pré-compra do disco.

Ultimate Success Today

01. Day Without End
02. Processed By The Boys
03. I Am You Now
04. The Aphorist
05. June 21
06. Michigan Hammers
07. Tranquilizer
08. Modern Business Hymns
09. Bridge & Crown
10. Worm In Heaven

Protomartyr

Protomartyr – Ultimate Success Today