O novo ano trouxe “Clinic Hope”, o single sucessor ao grande êxito de “Love Without Violins” e que já se encontra disponível em formato digital. Depois da primeira faixa de divulgação do novo projecto dos The Gift com a colaboração do músico e produtor Brian Eno, e ainda com as mãos preciosas de Flood, a fasquia ficou bem alta mas a verdade é que o quarteto de Alcobaça não desiludiu. A expectativa de escutar um novo álbum da banda que conta já com 20 anos de carreira era grande, sendo agora possível abrir um pouco a janela com este seu novo single de 2017.

O botão de play revela a batida inebriante de “Clinic Hope”, um tema revivalista e que resgata os 80’s num ritmo rápido, energético e contagiante. A intensidade desta nova faixa é semelhante a uma mescla de Orchestral Manoeuvres in the Dark com o beat cru dos belgas Vive La Fête, onde se denota a clara presença e o toque mágico de Brian Eno que se tornam, uma vez mais, inconfundíveis. Os sintetizadores de um synth-pop elegante fazem deste novo single uma celebração de felicidade aparente, a contemplação da alegria de viver como descreve a vocalista Sónia Tavares:

Contemplamos uma rapariga e ficamos maravilhados com sua joie de vivre, com a sua luz, com o seu rodopio. Uma fantasia de casamento, de um casal ideal, de uma felicidade eterna e de esperança quando tudo falha, uma esperança clínica…

“Clinic Hope” surge num pós-caótico 2016 para, de certa forma, desofuscar, adicionando inovações de som à classe inerente dos The Gift. Este é, de facto, um registo que assenta que nem uma luva ao quarteto português que irá actuar no Festival Eurosonic na Holanda, já no dia 11 deste mês. Por terras lusitanas, espera-se já o novo álbum, com data de lançamento prevista para Abril.