Breath in, breath out… e assim começa. Tudo se movimenta a velocidades mínimas, tudo se desenrola de forma que cada acontecimento se vá abrindo lentamente à percepção. Jónsi tinha anunciado no princípio de Abril que ainda este mês lançaria a primeira música a solo daquele que virá a ser o sucessor de Go de 201o e o prometido é para cumprir.

“Exhale” é o novo tema do islandês escrito e produzido com A. G. Cook, músico e produtor britânico. Jónsi afasta-se subtilmente do registo do disco de estreia construindo aquela que é, muito provavelmente, a maior aproximação a estruturas e ambientes pop que o lider dos Sigur Rós alguma vez fez. Como se o seu imaginário e songbook – que continuam cristalinos enquanto muito seus –  se infiltrasse por uma estrada de sol da meia-noite ao longo da costa californiana.

A nova música tem um vídeo realizado por Jónsi e Giovanni Ribisi, que sem mais informações, presume-se ser o actor de AvatarLost in Translation. O vídeo é uma coreografia também de e com Dominique McDougal desenhada a meias com Jón Þór Birgisson.

Jónsi lançou no ano passado o disco homónimo de estreia de Dark Morph ao lado Carl Michael Von Haussewolf, um dos 270 discos de 2019 que devias ter ouvido e não ouviste… ou ouviste?, tendo sido para nós o terceiro melhor disco do ano. Dark Morph II sai já a 01 de Maio pela Pomperipossa.

Lê também: Projecto paralelo de Jónsi dos Sigur Rós mergulha no novo tema “Dive-In”