A cabecinha brilhante do homem base dos Son Lux – inicialmente projecto a solo de Ryan que cresceu, entretanto, para um trio com a entrada para a formação oficial da banda de Rafiq Bhatia e Ian Chang, dupla que acompanhava Lott em palco -, ainda não se tinha mostrado em nome próprio em 2020. Apesar de os Son Lux terem editado já Reincarnates, um EP de raridades, o músico estava muito sossegado para a inquietude de composição que lhe é muito própria.

O silêncio cala-se agora com o lançamento de Quartered, uma peça experimental escrita por Lott para os Third Coast Percussion, um quarteto de percussão que lê a partitura do norte-americano através de azulejos de cerâmica, garrafas de vidro, tubos de aço e outros objectos incluindo o sixxen, uma espécie de xilofone afinado matematicamente para produzir micro tons.

Um trabalho avant-garde mais do lado da composição clássica do que da obra com os Son Lux, mas ainda e sempre um exercício de construção de emoções quase sempre pouco lineares. Para ouvir na íntegra em baixo.