É no auge do verão que se começa a preparar o inverno, como nos ensina o eterno conto da formiga e da cigarra. Sob este mote, o festival Semibreve anuncia agora os primeiros detalhes da programação do evento a ocorrer em Braga nos próximos dias 28, 29 e 30 de outubro no Theatro Circo, no gnration e na centenária Casa Rolão. Tyondai Braxton, conhecido músico avant-garde e o ex-vocalista dos norte-americanos Battles, Andy Stott, mago da electrónica de sabores industriais e habitual visitante ao nosso país, a nossa própria Nídia Minaj, pérola brilhante do colectivo Príncipe, bem como o paisagista techno Ron Morelli são alguns dos destaques até agora revelados de um certame que se deve estender no futuro a outras disciplinas como a arte digital e multimédia.

O festival, entre a nata da musica digital e a electrónica experimentalista, assume-se também como uma plataforma multidisciplinar onde o meio audiovisual vem encontrar formas originais e inovadoras de se encontrar com outros meios. Nesse sentido, regressa também o Prémio Semibreve, um concurso aberto a qualquer entidade, singular ou colectiva, nacional ou estrangeira, dirigido para a arte digital e a interactividade com som e imagem. Em conjunto com o engagelab da Universidade do Minho, o Prémio é patrocinado pela Edigma, a companhia portuguesa de tecnologias digitais que também abraçará o patrocínio do Semibreve 2016.

Assim, Kaitlyn Aurelia Smith, compositora avant-garde altamente inspirada pela paisagem natural, Oliver Coates (o violoncelista autor do aclamado disco de 2016, Upstepping e que conjuntamente com a London Contemporany Orchestra integrou uma parte nuclear na feitura do som de A Moon Shaped Pool, a mais recente excursão dos Radiohead) e a dupla exploratória Paul Jebanasam & Tarik Barri, que integra nos seus espectáculos, uma fortíssima componente visual, completam o elenco do festival até à data. O evento realizar-se-á de 29 a 30 de outubro e preço dos bilhetes está afixado nos 35€. Outras informações sobre o festival e o Prémio Semibreve poderão ser consultadas aqui.