A coisa pode estar a ir devagarinho mas aos poucos, o Vodafone Paredes de Coura já leva boa parte do cartaz revelado, apesar dos contratempos Olá, Bjork/Adeus, Bjork. Aos anteriormente confirmados Arcade Fire, Fleet Foxes, Skepta, Curtis Harding,… And You Will Know Us By The Trail Of Dead, The Blaze e Big Thief, juntam-se agora mais quatro nomes para desfrutarem, eles e nós, do idílico cenário da Praia Fluvial do Taboão.

Shame

Descendentes dos The Libertines, dos Sex Pistols, dos The Fall e de outras bandas com a política, a crítica e a força das guitarras na ponta da língua, os Shame lançaram em Janeiro passado Songs Of Praise, o seu disco de estreia. Dez canções debitadas à moda antiga, de forma rápida e sem necessidade de encher um alinhamento com mais do que aquilo a que propõem: canções directas e intensas independentemente de caminharem no lado mas slacker ou negro de Camden Town. De Songs Of Praise saíram já os vídeos para “Concrete”, “One Rizzla” e “Lampoon”, este último revelado na semana passada e que podem ver em baixo.

The Mystery Lights

Perfeitamente deslocados no tempo pelo menos umas cinco décadas, os The Mystery Lights devem tudo aos anos de ouro da primeira vaga de psicadelismo. Farfisas a rodos, flores no cabelo e demónios interiores, o som seco das gravações dos anos 60 estampado no garage e no psych e uma nostalgia narcótic definem os raios de luz do disco de estreia da banda californiana sediada em Brooklyn, editado em 2016. Os The Mystery Lights revelaram há menos de uma semana uma fotografia no Instagram da banda em que anunciavam que a gravação do LP2 estava já a acontecer. Música nova já em Coura?

Japanese Breakfast

Com dois discos já editados – Psychopomp, de 2016, e Soft Sounds From Another Planet, de 2017, Michelle Zauner desdobra-se no pseudónimo Japanese Breakfast, o seu projecto paralelo quando não está à frente do microfone dos Little Big League. Em Agosto, Michelle traz às margens do rio Coura uma pop distorcida e disruptiva, de tom experimental, muitas vezes lo-fi, outras tantas em expansão pelo mais ínfimos detalhes de uma nostalgia sessentista, com guitarras oblíquas e sintetizadores esvoaçantes que a fazem pender ligeiramente para o clubbing, sem nunca realmente lá chegar.

Entre o dreampop, o shoegaze, o rock alternativo e uma pop não convencional de contornos únicos, a música de Japanese Breakfast faz-se na fronteira de vários géneros por entre sopros do passado, num cruzamento de sons que ambientam histórias de amor e perda.

Confidence Man

Se o objectivo for dançar no anfiteatro de Coura, os Confidence Man são a banda para isso. Não acreditam? Oh o vídeo em baixo! Vindos de um território bem habituado a exportar nos últimos anos nomes como os Bag Raiders, os The Presets, os Cut Copy ou os PNAU, os Confidence Man chegam a Portugal com um disco acabadinho de sair. Confident Music for Confident People é lançado em Abril pela Heavenly.

O Vodafone Paredes de Coura acontece, como sempre, na Praia Fluvial do Taboão nos dias 15, 16, 17 e 18 de Agosto.

The Mystery Lights, Japanese Breakfast, Shame e Confidence Man no Vodafone Paredes de Coura '18

The Mystery Lights, Japanese Breakfast, Shame e Confidence Man no Vodafone Paredes de Coura ’18