O festival Norður Og Niður, organizado pelos Sigur Rós e que teve este ano a sua primeira edição, está a decorrer precisamente neste momento em Reykjavík, na Islândia, país de origem de uma das mais influentes do post-rock contemporâneo. O evento, cujo cartaz inclui nomes como Mogwai, Jarvis Cocker dos Pulp, Stars Of The Lid, GusGus, a ex-múm Gyða Valtýsdóttir e os próprios Sigur Rós, teve início no passado dia 27 de Dezembro e termina hoje, dia 30, e neste curto período de três dias trouxe já novidades, como o anúncio de um novo disco dos My Bloody Valentine a sair em 2018.

A banda islandesa, responsável pela escolha do alinhamento do festival, foi convidada pela BBC 6 Music para fazer a curadoria de uma playlist que se adequa à quadra natalícia. Jónsi, Georg e Orri Páll reuniram numa hora de música nomes de características ambientais, invernosas e delicadas como o norte-americano Alex Somers, companheiro de Jónsi e com quem mantém a colaboração Jónsi & Alex, Julianna Barwick, Kevin Shields e a sua banda, Kaitlyn Aurelia Smith, Alexis Taylor dos Hot Chip e o triângulo sublime que juntou ao longo de 2017 Sin Fang, Sóley e Örvar Smárason, sendo que alguns destes artistas fazem também parte do cartaz do festival.

Para ouvir a colectânea organizada pelos Sigur Rós, é seguir viagem de trenó até ao site oficial da BBC 6 Music clicando na imagem em baixo. Boas festas e bons sonhos.

Sigur Rós Christmas Mix

Sigur Rós Christmas Mix