Os Son Lux de Ryan Lott sempre oscilaram nas franjas de uma electrónica vibrante, construída por sintetizadores nebulosos e sombrios sem nunca provocar uma sensação de identificação plena com o género, talvez pela sobreposição de sons provenientes de outros universos mais quentes e orgânicos, como o r&b e o hip hop, e tudo sobre uma lente virada para as castas mais experimentalistas da música.

“Slowly”, o segundo single dos norte-americanos extraído de uma nova colecção de canções que irá suceder a Bones, que data já de 2015, parece continuar num rumo que encontra a sensualidade de um r&b melancólico encrostado num invólucro forrado com detalhes electrónicos suaves e subtis que quase esbatem a veia experimental de outros tempos, embora isso nunca chegue a acontecer. O tema de avanço para o disco, “Dream State” lançado em Outubro, relevou-se pelo contrário um portentoso hino crescido em electrónicas orquestradas e poderosas, algo que denuncia o trabalho de Lott com Sufjan Stevens no projecto conjunto Sisyphus que partilham com o rapper Serengeti.

O tema vem acompanhado de uma belíssima cinematografia a preto e branco em que vários pacientes se encontram ligados a uma misteriosa máquina numa casa remota e vazia, uma tentativa de reflexão sobre a vida. A máquina, segundo Ryan Lott, permite que “people transfer their negative memories to one another”. Sobre o tema, acrescenta:

A lie is a drug. It treads the line between poison and medicine. “Slowly” deals with the ability of untruth to evolve into reality, and then function as a drug. But can a lie be a salve? Must we always bear the burden of believing what is real?

Brighter Wounds será o quinto álbum dos Son Lux, e tem lançamento marcado para 9 de Fevereiro pela City Slang. Ryan Lott confessou que o disco iria ter uma maior incidência sobre as suas experiências pessoais – nomeadamente o nascimento do seu primeiro filho e a perda de um amigo chegado devido a doença prolongada -, no que na sua visão sobre temas universais, como aconteceu na lírica subjacente aos registos anteriores.