Direitos ao assunto. Quase direitos ao assunto, na verdade. Os Spiritualized anunciaram hoje o sucessor de Sweet Heart Sweet Light, editado já há seis anos, depois de há apenas nove dias terem partilhado um primeiro vídeo nas suas redes sociais… em código morse. Certo. E porque não? A banda de Jason Pierce tem vindo desde esse dia (2 de Junho) a deixar vídeo a vídeo aquilo que se pensava na altura ser – com altíssimos graus de certeza -, os temas de um novo disco que toma agora forma e conteúdo concreto.

Sem deixarem arrastar o suspense indefinidamente, os Spiritualized confirmam And Nothing Hurt, o oitavo longa-duração da carreira. O álbum aterra por cá (no planeta, claro) em Setembro. Para já, os dois temas que foram primeiramente transformados em mensagens escondidas mas não muito, ganham vida e som enquanto primeiro single.

O binómio inicial para o novo trabalho dos ingleses – “I’m Your Man” e “A Perfect Miracle” -, foram apresentados esta manhã no programa de rádio de Lauren Laverne, na BBC 6 Music, com a estreia em primeira mão tanto de “I’m Your Man” como da notícia do regresso dos Spiritualized aos discos. Os dois novos temas da banda prosseguem o caminho mais terreno dos últimos trabalhos, continuando a faceta mais psych e spacey arredada das pautas da banda. And Nothing Hurt foi gravado pelo ex-Spaceman 3 completamente sozinho em casa.

Em entrevista ao The Independent em 2017, Jason afirmava que o futuro disco dos Spiritualized podia muito bem ser o derradeiro registo da banda. Sobre o novo trabalho e o processo de gravação, Pierce confessa que:

making this record on my own sent me more mad than anything I’ve done before. We’d been playing these big shows and I really wanted to capture that sound we were making but, without the funds to do, I had to find a way to work within the constraints of what money I had. So I bought a laptop and made it all in a little room in my house…

The biggest thing for me was to try to make it sound like a studio session. There are bits that I went to a studio to record — mainly drums and percussion. I mean, there’s no way I’m going to get timpani up my stairs. When I came to terms with how I was going to make the record, I assumed it was going to sound like Lee Perry — all flying in from different angles; all extraordinary and not hi-tech in construction. But I was new to it all, I didn’t have all the short cuts people use when they’re making records — I just sat there for weeks… for months… moving every level up bit by bit just to try to get the sounds right…

With a bit of trial and lot of error, I found ways of doing something that’s quite simple, if you’ve got the resources. I spent two weeks listening to classical records and strumming the chord that I wanted on my guitar. When I found something to match what I wanted, I’d sample that bit and go for the next chord and try to match that. It took weeks, trying to put together and layer convincing string sounds. But, if I’m honest, all I wanted was for someone to come and play the part and bring their own thing to the record.

O alinhamento completo do disco – para quem sabe código morse é mais divertido descobrir aqui -, segue em baixo.

PS: Não, “I’m Your Man” não é uma versão do clássico de Leonard Cohen.

And Nothing Hurt

1. A Perfect Miracle
2. I’m Your Man
3. Here It Comes (The Road) Let’s Go
4. Let’s Dance
6. Damaged
7. The Morning After
8. The Prize
9. Sail On Through