Sufjan Stevens tirou Lowell Brams do título de um disco e passou-o para o seu lado enquanto autor do seu futuro novo álbum. Lowell, o padrasto de Stevens e parceiro na fundação da Asthmatic Kitty, assina assim Aporia, o sucessor de Carrie & Lowell, disco de 2015 e último registo em nome próprio no formato canção de Sufjan.

Há duas semanas foi anunciada a colaboração entre ambos recorrendo ao droneico “The Unlimited” e agora, a ainda mais de um mês da data de lançamento – Aporia sai a 27 de março –  há mais um tema e novamente suportado por um vídeo de contornos documentais. A escolha desta feita cai sobre “The Runaround”, um tema tão ambiental como o seu antecessor mas subtilmente mais próxima de uma pop cósmica pintada a tons de Brian Eno. Revestida a synths, a ambient music, a um latejar sintético de sentimentos orgânicos. Uma das grandes músicas do ano até agora.

Sobre o novo longa-duração, Brams Lowell confessou que

It’s unusual to have someone with little or no talent collaborating with someone who’s got truckloads like Sufjan. It’s unusual but it’s fun. It’s not an album that he would make on his own and it’s not one that I could make on my own. But we did it. I’m proud of it. It’s exciting to put out an album with Sufjan’s name on it as well

Aporia é a segunda vez que os dois se encontram juntos em estúdio depois de na defunta Library Catalog Music Series da editora de ambos terem editado Music for Insomnia. O trabalho era de Brams mas Stevens colaborava profundamente na estranha obra.

Em baixo o vídeo cheio de motas realizado por abutta492 de “The Runaround” e logo a seguir o artwork com link para a pré-compra de Aporia.

Sufjan Stevens

Sufjan Stevens & Brams Lowell – Aporia