“Mystery Of Love”, de Sufjan Stevens, não ganhou o Oscar para Melhor Canção Original, mas embalou o palco e a plateia do Teatro Dolby com o tema que compôs para o filme Call Me By Your Name, naquele que foi um dos momentos mais sóbrios – e bonitos -, da noite. Ao seu lado subiram ao palco St. Vincent, Moses Sumney, James McAlister com quem partilhou o disco Planetarium, James McAlister aka Doveman além de Casey Foubert e Chris Thile. A estatueta iria parar às mãos de Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez para “Remember Me” – interpretada por Miguel -, do filme Coco, que levou para casa também o Oscar de Melhor Filme de Animação.

“Mystery Of Love” foi apenas uma das três canções que o norte-americano compôs para a banda sonora do filme realizado por Luca Guadagnino, sendo as restantes “Futile Devices (Doveman Remix)” e “Visions of Gideon”. Delicada e serena, a canção espelha brilhantemente a disposição e o ritmo lânguido do filme, o que acaba por ser surpreendente, uma vez que Sufjan Stevens compôs todos os temas sem o ter visto. Da trilha sonora fazem também parte temas de Ryuichi Sakamoto e The Psychedelic Furs.

Sufjan Stevens tinha oferecido o tema “Tonya Harding” a Craig Gillespie, o realizador do filme I, Tonya, que acabou por não o aceitar integrar na sua banda sonora.

Lê também: Sufjan Stevens, o nome que está em falta nos palcos portugueses