E como Fevereiro parece ser o mês predilecto de muitos artistas para lançarem novos álbuns, o norte-americano Teen Daze não é excepção e anunciou recentemente o lançamento de um novo trabalho discográfico a ser apresentado no início do próximo ano. Themes For Dying Earth, o quinto longa-duração da sua carreira, promete ser uma produção mais em sintonia com a persona por detrás do heterónimo e que irá além do indie pop a que nos tinha habituado. Isaak mergulhou na profundeza do seu íntimo para conferir ao novo disco uma essência mais visceral e rica explorando, ao mesmo tempo um pouco mais a vertente electrónica.

Empenhado em fazer um álbum mais positivo e colaborativo, Jamison Isaak, o nome por detrás de Teen Daze, convidou diversos artistas a colaborarem consigo na construção do que viria a ser Themes For Dying Earth. Participam no disco, entre outros, Sean Carey, baterista dos Bon Iver, e Nadia Hulett, vocalista dos Phantom Posse. A acompanhar o anúncio de novo disco, chega-nos também o primeiro single de nome “Cycle”, um tema cujo início se faz de uma repercussão de vozes distorcidas por entre as quais Isaak fala de como se sente preso no ciclo da depressão e ansiedade, e de como tal o afecta, impossibilitando-o de viver de forma plena, deixando, no entanto, uma nota de esperança, ao revelar como é possível fugir deste aprisionamento com a ajuda de alguém especial.

You are the only one that speaks into me and breaks the cycle.

O vídeo que acompanha o tema revela uma dicotomia entre paragem e movimento, uma ilustração daquilo que o músico pretende transmitir com a letra que escreveu para a canção.

The day seems a waste without movement,
but it always feels like I’m losing.

Composto por três cenas diferentes, que se vão intercalando à medida que “Cycle” se vai demorando no tempo, o vídeo começa por mostrar cortinas acizentadas que dançam ao vento, deixando transparecer através de si um edifício. O cenário muda, e é a vez das árvores permanecerem estáticas enquanto as nuvens correm a cobrir o céu azul. Por fim, vemos Isaak e o seu gato de costas, sentados na cama, a olhar para uma janela de estores fechados, como se durante uns segundos estivessem a contemplar uma paisagem que se apercebem, mais tarde, não existir.

Themes For Dying Earth chega ao público no dia 10 de Fevereiro. Enquanto isso, Teen Daze apresentará um documentário sobre o making of deste novo disco durante o mês de Dezembro.

Themes For Dying Earth Tracklist

01. Cycle
02. Dream Host
03. Becoming
04. Lost
05. Cherry Blossoms
06. First Rain
07. Rising
08. Anew
09. Water in Heaven
10. Breath

Teen Daze - Themes For Dying Earth

Teen Daze – Themes For Dying Earth