No dia 03 de Outubro do ano passado, o mundo acordava com Kim Deal a gritar good morning aos ouvidos de todos os que estavam desde 2008, ano em que as manas Deal travaram umas Mountain Battles, à espera de novidades. Sim, dez anos, passaram-se já dez anos desde que os The Breeders lançaram um disco. Pelo meio, Kim voltou aos Pixies – mas não quis gravar de novo com eles e voltou a sair em 2013 -, editou uma série de singles em nome próprio entre 2012 e 2014, e ainda deu uma mãozinha country no disco de 2016 de Arborist, Home Burial.

Esse tal grito de bom dia trazia de volta os norte-americanos ao radar com “Wait In The Car”, a primeira música nova dos The Breeders em alguns anos e ainda por cima com a particularidade de trazer com ela a formação clássica que gravou Last Splash, o trabalho mais marcante do quarteto na fase áurea do rock alternativo nos anos 90. Kim e Kelly Deal tinham-se juntado novamente a Josephine Wiggs e a Jim Macpherson para a tour de celebração dos 20 anos do disco que foi reeditado pela 4AD com o nome de código de LSXX. Saudade puxa saudade, e quando menos deram por isso, já havia material novo a ser escrito.

O disco já está finalmente com data marcada. No dia 2 de Março a edição do quinto longa-duração faz um absoluto novo splash de rock. All Nerve sai pela editora de sempre – a 4AD -, e junto com a notícia oficial do lançamento do disco, chega também mais um tema novo, aquele que lhe dá nome, depois de algumas músicas novas terem já sido apresentadas ao vivo. Em “All Nerve” ouve-se Kim Deal cantar You don’t know how much I miss you. Nós também tivemos saudades vossas, The Breeders. Muitas saudades vossas.

All Nerve
01. Nervous Mary
02. Wait In The Car
03. All Nerve
04. MetaGoth
05. Spacewoman
06. Walking With The Killer
07. Howl At The Summit
08. Archangel’s Thunderbird
09. Dawn: Making An Effort
10. Skinhead #2
11. Blues At The Acropolis