Há cerca de duas semanas, Thom Yorke arrancou com uma tríade de concertos em território norte-americano, uma mini-digressão que passou por Los Angeles, Oakland e Houston, no Day For Night Festival, e que deixa já marcas importantes no que toca ao futuro do homem forte dos Radiohead, com a revelação em palco de dois novos temas logo na primeira noite.

Durante o concerto de Oakland, Yorke voltou a apresentar ao vivo as novas músicas, “I Am A Very Rude Person” e “Saturdays”, embora só tivessem vindo a público, na altura, gravações da primeira. Agora, surgem as imagens para o segundo dos originais, um tema que durante vários dias foi apenas conhecido por quem assistiu aos concertos. Thom Yorke, que se apresentou em palco ao lado do produtor dos Radiohead, Nigel Goodrich, e do artista visual Tarik Barri, fundiu a nova canção com “Twist”, apresentada originalmente em 2011 num DJ mix para a XFM. “Saturdays” é, pelo menos na sua versão de palco, uma delicada incursão alienígena por esferas ambient feitas de camadas dreamy e impulsos eléctricos.

Yorke é um dos nomes apontados no cartaz no NOS Primavera Sound da cidade do Porto, fruto de alguns rumores que se têm espalhado pelas redes sociais. Tal como não existe ainda confirmação da presença do músico inglês no Porto, está ainda por receber o mesmo selo oficial o anunciado concerto de Nick Cave & The Bad Seeds no mesmo festival, após uma conversa de bastidores entre Warren Ellis e a revista Blitz. Thom reeditou este mês Tomorrow’s Modern Boxes, disco de 2014.